doula


A minha paixão pela maternidade e pela aventura do nascimento levaram-me a procurar ferramentas para poder trabalhar com outras mulheres e mães nesta fase tão importante da nossa vida.


Ser doula integra os conhecimentos adquiridos na formação com a minha experiência pessoal de mulher e mãe, dá-me as ferramentas necessárias para acompanhar, apoiar e informar o casal, respeitando e ajudando na tomada de decisões informadas e conscientes, para que possam receber o seu/seus filhos num ambiente de respeito, segurança e amor.


* * *

"Para mudar o mundo é preciso primeiro mudar a forma de nascer."
Michel Odent


"Se a doula fosse um medicamento, seria antiético não o usar."

John Kennell

“As mulheres estabelecem entre si um vínculo poderoso e mágico, que a minha masculinidade não pode atingir. A intimidade psicológica, a sintonia e a confiança que uma parturiente estabelece com uma doula é algo maravilhoso, e os resultados catalogados no mundo inteiro reforçam a nossa convicção de que este é um caminho frutífero para o estabelecimento de uma nova postura diante do parto e do nascimento”.

Ricardo Jones



* * *


Doula é uma palavra de origem grega que e significa “mulher que serve”, muitas vezes associada a uma figura materna de confiança. Actualmente é utilizada para referir-se a uma pessoa com vocação pessoal e formação específica para acompanhar mulheres/casais durante a gravidez, parto e pós-parto prestando apoio físico, emocional e informativo baseado em evidências científicas, nunca efectuando actos médicos.


O papel da doula

Antigamente os nascimentos eram marcados pela presença das mulheres experientes da família: irmãs mais velhas, tias, mães e avós acompanhavam, instruíam e apoiavam a mulher durante a gravidez, parto e no pós-parto com os cuidados ao recém-nascido. Era algo cultural, fazia parte, mas infelizmente perdeu-se com o tempo. A doula vem de certa forma resgatar esse apoio à mulher nesta etapa tão importante da sua vida.

doula ajuda a mulher a reconhectar-se à sua sabedoria ancestral, ao seu instinto,  para que ela consiga recuperar o seu verdadeiro poder e a sua capacidade inata de parir e possa assim nascer como mãe e receber este novo ser num ambiente seguro, respeitado e rodeado de amor, longe dos condicionamentos emocionais e das pressões sociais. 
O seu papel é estar ao lado da mãe para a ouvir, apoiar, esclarecer, acarinhar, desmistificar medos, oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante este período de intensas transformações que ela vivência, ajudando-a a sentir-se segura e confiante das suas capacidades enquanto mulher capaz de gerar e parir naturalmente.

doula não substitui o pai, parceiro ou qualquer outro familiar, bem como qualquer profissional de saúde. 


O que faz a doula?
  • Durante a Gravidez
Geralmente, a doula conhece a futura mãe/casal durante a gravidez, isto permite estabelecer uma relação de confiança essencial ao acompanhamento do parto. Durante a gestação a doula acompanha a grávida através de apoio emocional, esclarece dúvidas, oferece suporte informativo explicando termos médicos e procedimentos hospitalares, orienta o casal em relação ao que esperar do parto e pós-parto, ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto.
  • Durante o Trabalho de Parto
No trabalho de parto, a doula está ao lado da mãe, criando um ambiente de confiança e conforto, amoroso, íntimo e acolhedor numa esfera de protecção e confiança, que facilita a progressão do trabalho de parto. Respeitando sempre as necessidades básicas da mulher nesta etapa e as escolhas informadas e conscientes do casal. A doula poderá propor medidas de conforto físico através de massagens, duche ou banho, relaxamento, respiração profunda e sugestão de posições ou movimentos que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e do desconforto. Também o pai mostrando-lhe como ele poderá ser útil.
  • No hospital
Num parto em ambiente hospitalar rodeado por especialistas: o médico obstetra, a enfermeira, o pediatra... cada qual com sua especialidade e preocupação técnica pertinente, o cuidado com o bem estar emocional da mulher em trabalho de parto acaba por se perder, consequentemente o medo, a dor e a ansiedade aumentam podendo surgir mais complicações obstétricas e maior necessidade intervenções.
Neste ambiente, a doula é a única profissional que garante assistência personalizada e contínua à parturiente, dando apoio e afecto neste momento de extrema importância e de vulnerabilidade. Ela funciona também como um elo de ligação entre a equipa de atendimento e o casal, explica os termos médicos e os procedimentos hospitalares visando sempre proteger a experiência emocional do parto para os pais.
Num parto por cesariana a presença da doula também se revela importante, continuando a dar apoio e conforto ajuda a mulher a relaxar e tranquilizar-se durante a cirurgia.

  • No Pós-Parto ou Puerpério
Nesta etapa a principal função da doula é maternar a mãe para que ela possa maternar o seu bebé. Ajuda a mãe a encontrar-se a si mesma e a mergulhar no universo subtil e invisivel do recém-nascido. Dá principalmente apoio emocional e também apoio prático na amamentação, nos cuidados ao recém-nascido, pequenas tarefas domésticas e na adaptação da família a esta nova realidade. Este apoio é muito importante nesta fase e ajuda a prevenir a depressão pós-parto.
Em alguns países existem as doulas de pós-parto especializadas neste tipo de assistência.


O que a doula não faz?

  • Não realiza qualquer procedimento médico ou clínico, logo não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto.
  • Não é sua função discutir procedimentos com a equipa médica ou questionar decisões.
  • Não substitui o acompanhante escolhido pela parturiente. Nesse caso a doula orienta o pai ou acompanhante para que este possa ter uma participação mais activa no processo, sugerindo formas de prestar apoio e dar conforto à mulher.


Quais os benefícios de ter uma doula?

Para a mãe e para o casal
A presença da doula produz um clima de intimidade, carinho, afecto e, acima de tudo, segurança.
As mães relatam uma experiência de parto mais satisfatória e gratificante, sentem-se mais fortalecidas, apresentam níveis mais baixos de ansiedade, níveis mais elevados de atenção e receptividade para com o seu bebé, o que favorece o vínculo precoce entre ambos. O risco de depressão pós-parto é diminuído.

Para o bebé

Para o bebé os benefícios também são evidentes, o risco de complicações e de internamento prolongado é diminuído, favorece-se o sucesso da amamentação e o reforço do vínculo mãe/bebé. Durante o trabalho de parto o bem estar da mãe também irá assegurar o bem estar do bebé.

Para a equipa hospitalar (médicos e enfermeiros)
A presença da doula ajuda a grávida a perceber qual a melhor altura para se dirigir ao hospital/maternidade, evitando assim que a deslocação se realize cedo demais. Dando entrada no hospital em trabalho de parto activo a parturiente está mais confiante e menos ansiosa, contribuindo também para a diminuição da ansiedade da equipa médica e a taxa de intervenções. Há estudos que comprovam claramente que a presença da doula no parto hospitalar contribui para uma melhoria dos resultados obstétricos.
Há também uma redução dos custos dada a diminuição da necessidade de intervenções e do tempo de internamento das mães e bebés.




A doula é actualmente uma profissional da humanização do parto, que vê este acontecimento como algo natural e de extrema importância na vida de uma mulher. Compreende o parto como um processo fisiológico, que não pode ser desligado das dimensões física, psicológica, sexual, afectiva e espiritual 
do ser feminino.

Optar por ter uma doula é, muito provavelmente, a decisão mais importante
que uma mulher pode tomar, durante a gravidez, para tentar viver um parto 


humanizado.



Estudos científicos

Não existem quaisquer riscos associados ao trabalho de uma doula, apenas benefícios. Este tipo de apoio tem revelado resultados surpreendentes na redução da necessidade intervenções e de complicações obstétricas.


Klaus e Kennel publicaram em 1993 um estudo que demonstrou que a presença de uma doula no trabalho de parto e parto contribuiu para:

  • Redução de 50% nos índices de cesariana 
  • Redução de 25% na duração do trabalho de parto 
  • Redução de 60% nos pedidos de anestesia epidural 
  • Redução de 30% nos pedidos de alívio da dor 
  • Redução de 40% no uso de ocitocina 
  • Redução de 40% no uso de fórceps 

“Devido aos claros benefícios e nenhum risco conhecido associado ao apoio no parto, todos os esforços devem ser feitos para assegurar que todas as mulheres em trabalho de parto recebam apoio, não apenas de pessoas próximas, mas também de acompanhantes especialmente treinadas. Este apoio deve incluir presença constante, fornecimento de conforto e encorajamento.” Hodnett ED. 1998



Reconhecimento e Recomendação pela OMS (Organização Mundial de Saúde)
A OMS incentiva o apoio da doula no parto:

"O apoio físico e empático contínuo oferecido por uma única pessoa durante o trabalho de parto traz muitos benefícios, incluindo um trabalho de parto mais curto, um volume significativamente menor do uso de medicações e anestesia epidural, menos índices de Apgar abaixo de 7 e menos partos operatórios." 

                                                                 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. OMS. Maternidade segura. Assistência ao parto normal: um guia prático. Genebra: OMS, 1996 




Revisão da Biblioteca Cochrane, 2010, conclui que: 
"Todas as mulheres devem receber o apoio de um acompanhante especialmente capacitado durante o trabalho de parto e parto"

O suporte contínuo oferecido por uma acompanhante capacitada durante o parto :
  • Aumenta as taxas de parto normal
  • Reduz a duração do TP e a necessidade de analgesia
  • Maior satisfação com a experiência de parto
Hodnett, Gates, Hofmeyr, Sakala. Continous support for women during childbirth. Cochrane, 2010





Serviço de Doula

Acompanhamento na Gravidez, Parto e Pós-Parto, na região do Baixo Alentejo.
Contacte-me para mais informações acerca dos meus serviços, 
preços e disponibilidade.

Doula Joana Branco
938499431
nascermama@gmail.com




Jay Ma !










Sem comentários:

Enviar um comentário